sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Que lição a indústria K-Pop pode aprender com IU, G-Dragon & T.O.P?

A Hanteo, uma das paradas musicais mais prestigiadas da Coréia, revelou que as canções mais ouvidas on-line durante o mês de janeiro foram ‘Good Day’, da cantora IU, e ‘High High’, da dupla G-Dragon e T.O.P.

Apesar de se tratarem de duas faixas de gêneros diferentes e atraírem públicos tão diversos, elas compartilham um ponto em comum – demonstram a aproximação dos artistas de suas músicas e o talento natural dos mesmos no que eles fazem.

IU dominou as paradas com o seu talento vocal impressionante, fazendo muitos fãs de música desejarem ouvir as vozes dos artistas como elas realmente são. Os vídeos que retiram o som e mantêm as vozes, conhecidos como MR, é uma ferramenta bastante popular entre os fãs, permitindo aos ouvintes que pudessem ouvir a voz e o talento natural de IU.

O mais irônico quanto ao sucesso disso é que ela garantiu seu espaço em uma indústria na qual os ”autotunes” são considerados uma “tendência” e algo “moderno”. IU retornou às origens das músicas com as suas famosas ‘três notas altas’, e muitos são da opinião que se ‘Good Day’ não tivesse essas notas altas, a cantora não teria alcançado o sucesso explosivo que ela tem hoje.

Enquanto isso, G-Dragon e TOP foram na direção completamente oposta ao imergirem no gênero hip-hop eletrônico. Eles fizeram sua estréia como uma dupla (subgrupo do Big Bang) para expressar totalmente seus gostos musicais pessoais.

Ao ganhar um pouco mais de liberdade tanto no estilo quanto na música, a dupla surgiu com uma mistura interessante de sons “club”, que “revolucionou” a imagem dos grupos ídolos. Em vez de coreografias rigorosas, os 2 se movem livremente no palco, afim de ‘sentir a música’.

T.O.P expressou anteriormente que eles queriam “quebrar os estereótipos dos ídolos”, e os 2 conseguiram alcançar exatamente isso.

Apesar de focarem em aspectos diferentes, ambos conseguiram realizar seus objetivos de mostrar suas verdadeiras musicalidades. Os dois artistas quebraram os moldes nos quais os ídolos geralmente são inseridos ao apresentarem e criarem músicas que não os restringe de suas liberdades como músicos.

Meu Comentário: Além disso, IU praticamente dominou o mês de dezembro do ano passado (e começo de Janeiro) ganhando nada mais do que 8 prêmios em programas musicais (3 M!Countdowns, 3 Music Bank’s e 2 Inkigayos), G-Dragon & T.O.P também obtiveram o mesmo sucesso, as promoções de High High consagraram a dupla, entretanto, foi Oh Yeah quem conseguiu contribuir parte dos prêmios que a dupla conquistou.

Fonte: Osen, Daum, Allkpop, Sarangingayo | Postado por: @Massakato

0 comentários:

Postar um comentário